sábado, 9 de maio de 2015

RN

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CONSELHO MUNICIPAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – CAE

RELATÓRIO DE VISITAS ÀS ESCOLAS DO MUNICÍPIO REALIZADAS NO DIA 22 DE MAIO DE 2014.
Aos 22 (vinte e dois) dias do mês de maio do ano de 2014 (dois mil e quatorze), por volta das 13:30 (treze horas e trinta minutos), os Conselheiros Marcos Fábio de Paiva Marreiro – Presidente , Alex de Pontes Silva , Roseli Aparecida (Suplente do Conselheiro João Dias , porém na falta do mesmo torna-se titular) e a Nutricionista Marilia Cavalcante, visitaram 03 (três) Escolas da zona rural de Santo Antônio, 01 (uma) verificando certa denuncia de que os alunos só estavam alimentando-se de leite com biscoito e aproveitaram a oportunidade para verificar nas outras duas escolas tal situação.
A primeira escola a ser visitada pela Equipe do Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CAE e Nutricionista da Prefeitura foi a Escola Municipal João Venceslau de Lima no Distrito de Redenção, a qual foi objeto de denuncia anônima que afirmou que os alunos só tinham biscoito com leite em seu cardápio diário. Ao chegar ao local, a equipe conversando com a merendeira responsável, constatou que a denuncia é sem fundamento, pois não se está oferendo as crianças apenas biscoito com leite , porém o cardápio não está sendo cumprido. Também foi vistoriado o estoque de merendas do referido local, não tendo sido constatada nenhuma irregularidade.
A equipe se dirigiu também a Escola Municipal José Alexandre de Lima na Comunidade Quilombola de Cajazeiras, chegando ao local, por volta das 14:00 (Quatorze horas) , onde foi feita, uma vistoria no local de estoque de merenda não se tendo nenhuma irregularidade. Foi constatado também que o cardápio estava sendo cumprido, porém devido a uma troca de merendeiras no dia anterior a nossa visita, repetiu-se o cardápio da tarde anterior.
A terceira e última escola que a equipe da Secretaria de Educação e o CAE visitaram, foi a Escola Municipal Manoel Figueiredo de Souza na Comunidade de Gravatá, onde constatamos que o cardápio estava sendo rigorosamente cumprido e que apesar do espaço curto da dispensa, o estoque de merenda estava de acordo com o estabelecido pela Secretaria. Observou-se também que a merendeira estava com touca no preparo dos alimentos, como uma forma de higiene pessoal.
A equipe também orientou as merendeiras das 03(três) escolas visitadas, a importância da higiene pessoal das mesmas, a importância de se ter um caderno de anotações das merendas servidas e mantê-lo sempre atualizado.
Foi observado também que em todas as escolas visitadas, o cardápio da merenda estava exposto no ambiente de preparo das refeições e que a notificação sobre o PNAE também estava expostas nas escolas visitadas.
Santo Antônio/RN, 22 de Maio de 2014.

CONSELHEIROS PRESENTES AS VISITAS
  • Marcos Fábio de Paiva Marreiro:
  • Alex de Pontes Silva
  • Roseli Aparecida
NUTRICIONISTA
  • Marilia Cavalcante

Um comentário: